Benefícios da Carne Vermelha


Muitas pessoas pensam que sinônimo de saúde é ser vegetariano. Realmente, comer muitos legumes faz com que o organismo fique mais forte. Abdicar totalmente da carne vermelha pode ser um erro, já que ela possui grandes quantidades de vitaminas e minerais que são indispensáveis para o ser humano.


A carne vermelha é o alimento que mais possui ferro biodisponível, facilmente assimilável pelo corpo e de absorção rápida. É o alimento mais eficiente no combate à anemia.

Para o médico nutrólogo Maximo Asinelli, "A carne vermelha além de alto teor protéico, ser rico em zinco, cálcio, fósforo, sódio, potássio, enxofre, cloro, magnésio, cobre, níquel, manganês, carboidratos, substâncias nitrogenadas, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B12, ou seja, é um dos mais ricos alimentos".


As gorduras que a carne vermelha possui também são saudáveis. "As pessoas pensam que a gordura da carne é em todo, prejudicial à saúde, mas não é isso. Elas são vitais, pois produzem membranas celulares, enzimas transportadoras, enfim, uma série de vantagens".

O brasileiro consome, em média, 38 quilos de carne bovina por ano. Para Maximo, é indispensável comprar carne em lugares credenciados e que mantenham as condições de limpeza em dia. "Há muitos abatedouros clandestinos em nosso país, por isso é de suma importância conhecer a procedência da carne consumida".


Com essas dicas, o consumidor pode ficar tranqüilo em relação a carne vermelha. "A carne vermelha é de suma importância para o ser humano, mas deve ser consumida, como qualquer outro alimento, com moderação", destaca o nutrólogo.


- Carne vermelha é rica em mioglobulina, que promove o transporte de oxigênio para as células musculares. Permite exercícios mais intensos, dá maior clareza mental e sensação de bem-estar, pois também atua como antidepressivo.


- Encontra-se na carne ácido linoléico conjugado, conhecido como CLA, que ajuda a perder peso, promove a queima de gordura e ainda aumenta as defesas do corpo contra o câncer.

Como ajuda a manter a glicemia mais estável, o consumo de carne vermelha diminui alterações de humor, compulsão alimentar e ajuda a combater a resistência à insulina. É ótima na prevenção e no tratamento do diabetes.


Ela também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano.


Fonte: Minha Vida

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